Pai Natal e suas Renas

História do Pai Natal


Breve História sobre o Pai Natal

O Pai Natal ou Papai Noel como é conhecido no Brasil, é quem te deixa em tua casa os presentes de Natal. É descrito geralmente como um homem gordo, alegre com barbas brancas, vestido de vermelho e branco, e conduz por todo o mundo um trenó composto por renas, sendo a mais famosa o Rudolfo.

Entra nas casas pela chaminé para deixar presentes sob a árvore de Natal e nas meias de todas as crianças boas. Embora esta imagem familiar de Pai Natal seja uma invenção norte-americana, tem raízes europeias antigas e continua a influenciar a celebração do Natal em todo o mundo. Havia outrora segundo uma lenda cristã, um Santo de nome Nicolau, que era venerado por ser amigo e presentear as crianças e os pobres.

Washington Irving deu aos americanos a primeira informação detalhada sobre a versão holandesa de São Nicolau.
As propagandas da Coca-Cola introduzidas em 1931, mudariam as anteriores vestes daquele que foi evoluindo de São Nicolau até ao Pai Natal dos nossos tempos, em que se cobre com um fato vermelho cor do refrigerante publicitado. Nas versões modernas da do Pai Natal este conta com a preciosa ajuda de duendes para fazer todos os brinquedos de Natal, e para distribuir os presentes tem ajuda das renas Rudolfo, Trovão, Relâmpago, Cometa, Empinadora, Dançarina, Corredora, Cupido e Raposa.

Muitas pessoas escrevem cartas ao Pai Natal dizendo o que desejam de presente.
A imagem moderna de Pai Natal opõe-se ao verdadeiro sentido do Natal e promove o consumismo.

No Natal lembre-se que melhor do que dar presentes caros é oferecer generosidade, e prolongue esta data por todo o ano.
Neste site qualquer um pode participar através do e-mail fornecido e escrever no guestbook uma cartinha ao Pai Natal em qualquer altura do ano, quem sabe ele não espreite mais cedo os vossos desejos… Que esses vossos pedidos apelem mais ao coração do que à algibeira…

Votos de Bom Natal durante todo o ano!